Tentando entender o Brasil: O Senado

12/04/2010

Nas eleições desse ano, PSDB e PT se baterão pela Presidência e a troca de elogios e outras bobagens já começou. Menos comentado é fato de que o Senado brasileiro renovará 2/3 de seus componentes.
_
O que é o Senado?
Do artigo 44 a 135 a constituição discorre sobre  a organização os poderes. Do 44 ao 75 fala sobre o poder legislativo. O poder legislativo é o Congresso, e o congresso é composto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Assim, o Senado é uma das partes do Congresso.
_
O Senado tem diversas funções cruciais para o funcionamento ou não. É o Senado quem processa e julga o Presidente da República, seu vice e seus ministros, por exemplo, mediante autorização da Câmara dos Deputados.
_
O mandato de um senador no Brasil é de 8 anos, mas as eleições são realizadas de 4 em quatro anos: o senado nunca é trocado todo de uma vez. Trocasse primeiro um terço, e depois de 4 anos, 2/3.
_
Em tese, o Senado é o local onde os representantes de cada estado tem paridade de votos. Cada Estado da União (e o DF) elege 3 senadores, independente da  parcela da população nacional que seu estado represente. Isso seria uma forma de evitar que os estados populosos dominem politicamente o pais.
_
No Brasil foi feito de forma a concentrar a força política do Senado nas regiões Nordeste e Norte. O nordeste tem 9 Estados (27 senadores, 1 terço dos senadores), o norte tem 7 estados (21 senadores 1 quarto dos senadores).
_____
Os Partidos no Senado hoje (12/04/2010):
________
Para comparação:

Pensando em termos de “estatégia política”, dividi os gráficos em 3 áreas de interesse: Norte, Nordeste e resto [21, 27 e 33 senadores].
Senadores da região Norte
_
Senadores da região Nordeste
Senadores das outras 3 regiões (Centro-oeste, Sul e Sudeste):
Note que os PMDB está no topo das 3 “áreas”.
[Publiquei por engano, ainda estou editando]

Deixe um comentário